CÔJA, CARAPINHA, PIÓDÃO, PENACOVA

CARAPINHA

8 de Dezembro de 2014

A Carapinha é uma freguesia do concelho de Tábua, distrito de Coimbra, de 407 habitantes em 2011 (segundo os censos).   A freguesia da Carapinha é composta pelas localidades da Carapinha, Moita da Serra, Avelar, Serra da Moita e Vale da Ovelha.   É um povoado antigo, remontando ao início da nacionalidade.

logodacarapinha

Ilustração 1

 

   Já em 1136, D. Afonso Henriques refere-se à Carapinha, no foral de Seia, como sendo o limite do concelho de Seia.   Em 1355, a Carapinha pertencia ao senhorio de Pombeiro e no século XV ao senhorio de Sanguinheda.   É contemplada em foral em 2 de Novembro de 1513.   Em 1758 é pertença da família Cunha de Pombeiro e tinha 255 habitantes, distribuídos por cinco lugares.   As culturas predominantes eram o trigo, o azeite, o vinho, as castanhas e era considerada uma boa zona de caça.
Lenda da Pinha:   O indivíduo que pensou na edificação do povoado, ao visitar o local escolhido, passou por um denso pinhal e uma pinha caiu-lhe em cima da cabeça, provocando-lhe grandes ferimentos.   O homem, em jeito de alusão ao seu ferimento, ia caminhando e gemendo (mesmo à gajo!) e ao mesmo tempo dizia: – Cara pinha! Cara pinha!   Assim, ele e as pessoas que o acompanhavam resolveram chamar Carapinha ao povoado.

   IGREJA MATRIZ

 

   Tem como orago o Bom Jesus.   O dia do padroeiro é o dia 26 de Dezembro.   A Igreja foi reconstruída por volta do ano de 1760.   Nela destaca-se o púlpito, construído em pedra granítica, em forma de mísula, rematada em feitio de pinha.   As imagens que apresenta são: São José, Santa Bárbara, Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora de Fátima.

   A Carapinha é a aldeia mais fofinha que pode haver.

   Quando eu fiz uma birra que queria porque queria visitar a Igreja, o primo Mário foi pedir a um primo seu, o guardião das chaves, a chave da Igreja. O guardião das chaves estava em casa, no primeiro andar, e não lhe apeteceu descer nem acompanhar-nos. Então deitou as chaves pela janela  e pediu-nos para a devolvermos quando voltássemos. Não é tão querido?…

Webgrafia

1)http://sites.google.com/sik/reptabua/carapinha

2)www.jf-carapinha.pt

 Fotos

1) Cristina Reis

Ilustrações

1) Ilustração 1: https://pt.wikipedia.org

 

Deixe um comentário